Durante a 6° Jornada de Anestesiologia do Estado de Goiás, realizado entre os dias 22 a 24 de setembro de 2017, e sediado pela COOPANEST – GO, teve como objetivo solidificar os conceitos já definidos na prática anestésica, além de discutir novas condutas, visando manter os profissionais atualizados em relação à rotina da Anestesiolgia.
Na oportunidade o SAF – SISTEMA DE AQUECIMENTO DE FLUIDOS e os benefícios de sua utilização foram apresentados aos médicos presentes no evento. A inovação do SAF representada por ser o único equipamento apto a verter, independente da velocidade e volume de infusão, de ponta a ponta e ininterruptamente fluidos a 40o graus, foi considerada uma exclusividade pelos médicos presentes, que afiançaram sucesso ao tecnológico equipamento.
Eu não tenho dúvidas que o SAF traz benefícios importantes do ponto de vista anestésico para os pacientes. Conheço o equipamento e recomendo o uso do Sistema de Aquecimento de Fluidos para todos os cirurgiões.
A cirurgia bariátrica é uma cirurgia complexa. Então nós sempre buscamos novas tecnologias para melhorar a qualidade cirúrgica e o bom resultado desse paciente. O SAF veio para nos ajudar a melhorar metabolicamente tanto no intra quanto no pós-operatório.
Com o sistema usado com o soro aquecido, o despertar é muito mais tranquilo para o paciente. O Sistema de Aquecimento de Fluidos é extremamente benéfico, possibilitando uma melhor recuperação pós-operatória e mais conforto para o paciente.
Com o SAF a recuperação foi completamente diferente. O paciente acorda tranquilo, com menos dor pós-operatória, e de última análise resultou numa recuperação mais rápida e um tempo de internação hospitalar mais curto. Então realmente foi uma experiência extraordinária que nós tivemos com o uso do SAF nos nossos pacientes.
Na cirurgia plástica a grande vantagem desse equipamento é que faz com que a pele, o retalho, ele mantém-se aquecido, ou seja, com uma boa vascularização e isso propicia um pós-operatório melhor, uma cicatrização melhor e como consequência menor chance de complicações na região operada.
O que eu pude observar é que com a utilização desse Sistema de Aquecimento de Fluidos o doente normotérmico tem menos complicações principalmente do ponto de vista hemorrágico, o que transforma o procedimento operatório um procedimento mais seguro.